AS TRÊS QUEDAS

“… porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus, que formou a terra, que a fez e estabeleceu; que não a fez para ser um caos, mas para ser habitada. Eu sou o Senhor e não há outro…”(Is. 45:18).

“… a terra, porém era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas…”(Gn 1:2).

Quando confrontamos estas duas situações, vemos que há uma contradição de ideias: o Senhornão fez a terra vazia e caótica, mas ela se tornou assim por quê? Porque o diabo se apoderou dela. Esta foi a primeira queda.
Depois, em Gn. 3: 1-24, temos a seguna queda. O homem caiu, e o propósito de Deus, consequentemente, foi frustrado. A consequencia dessa queda será estudada em seguida. Após a queda do homem encontramos em Gn. 6:1-7 a terceira queda, quando os homens e os anjos caíram:

“…Como os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhos, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não permanecerá o Espírito para sempre com o homem pois este é mortal e seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra, e também, depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Estes foram valentes, os homens de renome que houve na Antiguidade. Viu o Senhor que a maldade de homem se multiplicara sobre a terra, e toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então se arrependeu o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou o coração. Disse o Senhor: -Destruirei de sobre a face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; pois me arrependo de os haver feito”.

Na primeira, somente os anjos caíram. Na segunda, somente os homens caíram. Mas, na terceira, ambos caíram. Os homens caíram e se degradaram, e os anjos também se corromperam, deixando sua habitação e recebendo a punição, sendo presos para o juízo do Senhor.
As consequências sobre o homem e a criação se intensificaram após cada uma das quedas. A morte veio ao homem desde Gn 3:17. A partir dali, a vida do homem tem se tornado menor a cada época. Os cardos e abrolhos, os pecados e a violência, todas estas coisas tem maltratado o mundo mais e mais.
No capítulo 9 de Gênesis, o Senhor mostra novas consequências da terceira queda, além do dilúvio: o homem se tornaria carnívoro, os animais estranhariam uns aos outros e a chuva cairia sobre a terra com regularidade. Essas consequências mudaram o homem, mudou o tipo de vida, a forma e a maneira de criação, como se fossem colocados remendos. Deus estava tentando remendar aquilo que o homem estragou. As três quedas:
1- Do diabo e seus anjos
2-Do homem
3- Dos anjos e dos homens.
Bispo Rodovalho
28/01/10

4 thoughts to “AS TRÊS QUEDAS”

  1. Boa noite meu Bispo! Os anjos referidos na terceira queda aqui, são os anjos caídos ou os anjos de Deus?Grande beijo, fui muito edificado com o estudo.Pr. Aisle RodriguesSnt Portugal

  2. Aisle, estes são os anjos que se rebelaram junto com Lúcifer, portanto, são os anjos caídos. Ainda durante esta semana, terminarei esse estudo, aguarde novas postagens!Um forte abraço, Bispo Rodovalho.

  3. excelentíssima matéria, bispo, fico feliz de ter um bispo que se importa de informar os irmão a respeito sa coisas espirituais, para que deixemos de ser cria~ças na fé e creçamos de glória em glória!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *