Determinismo apocalíptico ou omissão profética?

Ouvimos sempre expressões como “tudo já estava determinado” ou “são sinais do fim dos tempos”. Creio em escatalogia bíblica e que realmente no fim dos dias, os homens serão maus e impiedosos.

Creio que também o anti-cristo se levantará contra todo objeto de adoração que glorifica ao Senhor. Isso tudo explica as maldições que temos recebido. Recebemos ataques contra os valores e a fé Cristã, de todos os lados. A pergunta que nos fazemos, na verdade, é se isso tudo está determinado ou é resultado da omissão histórica da igreja?

Quando Jesus venceu na cruz, ele ganhou uma batalha espiritual e moral (Col. 2 :16-18). As forças do mal foram vencidas para sempre e publicamente expostas ao desprezo. A igreja precisa apenas crer nisso e vivenciar este fato.

Quando a igreja se levanta e ergue o estandarte da fé e da verdade, o mal se inibe e recua. Quando a igreja se omite, o mal se levanta e prevalece.

É como na figura profética da vida de Moisés, quando suas mãos abaixavam, prevalecia Amaleque. Quando elas se erguiam, prevalecia Josué e Israel.

Isso aconteceu especialmente na Europa, onde o continente considera-se pós-Cristão. A igreja quase se apagou, algumas nações têm infinitos números de convertidos, com 2% ou 3% da população nascida de novo. Até nos EUA, onde a igreja é expressiva, ela destacou-se por recuar na condução do destino do país.

Tanto na área da mídia como na política, a igreja se omitiu. E qual foi o resultado? Expansão e força dos movimentos liberais, de forma geral. Deus permita que não seja tarde. Na América do Norte eles comemoram o dia das bruxas, “Halloween”, justamente no dia da reforma protestante, 31 de outubro. Coincidência? Não creio! Logo no dia em que a bíblia foi colocada de volta nas mãos do povo e a fé na graça de Deus foi novamente proclamada ao mundo?

Também o Congresso americano tem sido tolerante com os liberais impedindo educação religiosa nas escolas, mas tolerando o ensino sobre evolução darwinista como verdade absoluta.

Enfim, são vários casos em que a igreja tem sido omissa e até derrotada no Congresso americano. Por quê? Porque a igreja demorou a entrar nessa guerra e abriu espaço para o avanço das forças do mal e o resultado é o mundo que temos hoje.

Concordo totalmente com FIney que diz “avivamento é resultado da ação de Deus em resposta a ação e oração da igreja”. Não é uma ação soberana e unilateral de Deus, da mesma forma que a agressividade do mal e sua expansão também são respostas da omissão da igreja.

Somos nós, a igreja, que decidimos qual mundo teremos. Essa é uma informação séria e verdadeira. Portanto, levante-se, tome seu lugar e se disponha a ser um líder, guiando nossa geração no contexto de Deus onde estamos vivendo.

Bp. Robson Rodovalho

4 thoughts to “Determinismo apocalíptico ou omissão profética?”

  1. Oi Bispo, bom dia!Achei que tinha sido coincidencia achar o senhor no twitter por ser uma coisa tão simples, mas depois de ler essa postagem estou vendo que foi Deus mesmo que me levou a te achar.Deus falou muito comigo através dessa mensagem e quero pedir perdão a Ele e a ti por estar me omitindo tanto em meu ministério, saiba que se sua intenção com essa mensagem era alguem se sentir incomodado e mudar de atitude pode ter certeza que conseguiu com uma pessoa, eu!Obrigado!Rodrigo Matsuda.rodrigomatsuda@gmail.com

  2. Bispo Rodovalho, a cada dia te admiro mais, como cidadão brasileiro e como um grande profeta nessa terra que Deus levantou para marcar essa geração. Tem pessoas que passam nessa terra e apenas passam, e outras que passam por essa terra e fazem uma historia de sucesso tanto para o pessoal, quanto para o coletivo, oro á Deus para te dar muita força, saúde e muita sabedoria, como o Rei Salamão teve, um grande abraço de uma pessoa que torce muito por você e pela sua familia. Fábio Gomes ( Goiânia-GO )

  3. Querido bispo, essa mensagem me constrangeu a pensar que de fato a igreja tem sido omissa em propagar o evangelho e em razão disso o mal tem prevalecido. A Palavra diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do SENHOR, mas onde está a igreja ? Oremos para que de fato haja o avivamento e a Palavra tenha livre trânsito e destrua todos os principados e potestades do mal. Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *