Marcha para Jesus espera reunir 300 mil pessoas em Curitiba neste sábado

A expectativa é das igrejas evangélicas que organizam o evento considerado o maior do Paraná

As ruas do Centro e Centro Cívico de Curitiba serão tomadas neste sábado (17/05) por uma manifestação pacífica de fé e amor à cidade. Essa é a promessa dos organizadores da Marcha para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas de Curitiba e região, que deve reunir mais de 300 mil pessoas. Mais de 15 caminhões de som devem se concentrar na Praça Santos Andrade a partir das 9h, com saída marcada para às 10h. A marcha segue até a frente do Palácio Iguaçu, com pausas para orações pela cidade alteradas com apresentações de cantores e bandas cristãs, que seguem até o final da tarde.

A Marcha é considerada o maior evento público do Paraná e faz parte do calendário oficial de Curitiba e do Paraná por meio de leis municipal e estadual. Nesta 21ª edição, a Marcha para Jesus será realizada simultaneamente em outros 115 municípios paranaenses. O tema deste ano é “Ame Brasil”, que proclama o amor e necessidade de orações e manifestações de fé pelo país, e que também é o nome de um movimento de evangelismo durante a Copa do Mundo no Brasil.

“O objetivo da Marcha para Jesus é promover a união entre as igrejas evangélicas e demonstrar o respeito do povo evangélico pela nossa cidade, estado e país, por meio de nossas orações e ações sociais”, afirma um dos coordenadores do evento, Bispo Antônio Cirino Ferro, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Estado do Paraná (COMEP), que também é secretário nacional da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra e coordenador das igrejas SNT no sul do Brasil e parte do Centro-Oeste e Norte do país.

A cada edição, a Marcha para Jesus tem registrado um aumento no número de participantes. O avanço é atribuído ao próprio crescimento do número de membros nas igrejas e à adesão cada vez maior de diferentes denominações à Marcha, que reúne diferentes segmentos evangélicos. Em 2012, segundo dados da Polícia Militar, o evento ultrapassou pela primeira vez a marca das 100 mil pessoas. No ano passado, a contagem oficial passou de 200 mil participantes.

Programação – A concentração dos fiéis ocorre na Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra, às 9h. Após a abertura oficial marcada para 10h, a Marcha para Jesus segue pelas principais ruas do Centro até a Avenida Cândido de Abreu. Em frente ao Palácio, está sendo montado um palco que receberá o momento cívico, com a presença de autoridades políticas e líderes de igrejas evangélicas, além de apresentações de música gospel.

Uma das atrações neste ano é a presença da banda de rapAo Cubo. Também é esperada a presença do cantor David Quilan e da banda paranaense Filhos do Homem, além de outras 20 bandas locais que fazem parte de igrejas da cidade.

Infraestrutura e ação social– Para atender as milhares de pessoas que participam da Marcha para Jesus, um esquema especial de trânsito e segurança foi montado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e a Polícia Militar do Paraná, que realizam uma força-tarefa para apoiar o evento. Na maior parte do trajeto, apenas parte das ruas será bloqueada, para não interromper totalmente o tráfego. A caminhada deve durar das 10h às 11h30, e depois todas as ruas serão liberadas, com exceção do trecho da Avenida Cândido de Abreu em frente à Praça Nossa Senhora da Salete.

A infraestrutura ainda inclui no Centro Cívico um espaço para recreação infantil, Feira de Serviços e Praça de Alimentação. Também serão montadas barracas para arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades assistenciais e comunidades terapêuticas de apoio à recuperação de dependentes químicos. O foco é arrecadar preferencialmente feijão, demanda constante dessas instituições.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *