Ninguém nasce líder

Quais são as principais características de um líder eficaz? É um líder que tem o poder da motivação, – sabe incentivar, fazer com que as pessoas passem a acreditar que, seguindo orientações e traçando metas, ela tem uma grande possibilidade de vencer. É um líder que tem o poder de correção – isso é algo a ser conquistado, resultado de investimento, trabalho, confiança pessoal e relacionamento. É resultado da autoridade que você conquistou pelo seu sucesso.

Corrigir é dar forma correta, endireitar, suprimir o erro, reparar, consertar os desvios, trazer de voltar para a trajetória proposta. A chave para uma ação efetiva está em corrigir o problema, e não em atacar a pessoa!

  • Tipos de Líderes

Jesus-lavando-os-pés-dos-discipulosUm líder eficaz é o que tem o poder de supervisão, que sabe trabalhar com metas, cronogramas, supervisão constante. Isso traz credibilidade àqueles que estão sob a sua liderança. A grande diferença entre um líder medíocre e um líder excepcional é o olho clínico, a capacidade de não apenas ver os resultados, mas fazer um diagnóstico deles; não apenas ver os alvos não alcançados, mas detectar as razões disso.

  •  Liderança não é imposição

Outra característica é o que tem poder de arregimentação.  Liderança não é imposição, mas uma conquista através do amor e do espaço que a própria pessoa dá. Não adiantar forçar, brigar, bater no vazio, se a pessoa não der esse espaço a você. A capacidade de arregimentar depende da credibilidade e do carisma do líder em relação aos seus liderados. É a habilidade de transmitir esperança, gerar ânimo, criar ação e reação das pessoas!

A nossa geração atual tem a seguinte formação: 90% são passivas, 8% são reativas (aprendem e agem, trabalham para os projetos de outros) e apenas 2% são proativas, os verdadeiros líderes que fazem diferença e transformam a sociedade. Um líder proativo é um “nobre”, alguém que cava onde ninguém pensa em cavar, abre portas que nunca foram abertas antes, acredita onde ninguém acreditou.

Você pode aprender mais sobre liderança no livro da Bispa Lúcia Rodovalho: Código do Líder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *