O que podemos aprender com os gansos?

Os animais nos ensinam muito. Na minha opinião, um dos mais curiosos, são os gansos. Estudando sobre eles descobri que quando um ganso bate asas, ele cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando em uma formação em V, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se uma ave voasse sozinha. Moral da história: Pessoas que compartilham direção comum e senso de comunidade atingem seus objetivos mais rápidos.

Outro ponto interessante é que sempre que um ganso sai da formação original, sente a resistência por tentar voar sozinho e rapidamente volta à formação, aproveitando a aspiração da ave a sua frente. Isso nos ensina que se tivermos sensibilidade, estaremos juntos, com aqueles que se dirigem aonde queremos ir, nos dispondo a dar e aceitar a ajuda dos outros.

Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e imediatamente outro assume seu lugar, voando na ponta. É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.

Os gansos de trás na formação grasnam para incentivar e encorajar os da frente a aumentar a velocidade. Precisamos nos assegurar que o nosso ganso seja encorajador para que a equipe aumente seu desempenho. Outro ponto curioso no ganso é que quando ele fica doente, ferido ou abatido, dois gansos saem da formação e o segue para ajudar e protegê-lo. Ficam com ele até que esteja pronto para voar. Só assim eles voltam ao procedimento normal, com outra formação, ou vão atrás de outro bando. Se tivermos bom senso, assim como os gansos, estaremos lado a lado nos momentos difíceis.

Um comentário em “O que podemos aprender com os gansos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *