Quem vê aparência nunca enxerga o coração

Os olhos e ouvidos são receptores dos sinais da natureza, sinais do universo. Pelos olhos entra a luz, pela luz entra as imagens. Pelos ouvidos percebemos as ondas sonoras e pelas ondas completam-se as ideias que nós temos. É através dos olhos e ouvidos que a gente faz a comunicação, o processamento em nosso cérebro.

Mas Jesus falou uma coisa interessante: Vocês tem olhos e não veem? É possível isso? Quer dizer, se a pessoa não tem olhos bons, perfeitos, tem deficiência na visão, justifica que ela não escuta direito. Agora, Jesus fala de aperceber aquilo que Ele está falando contigo, aquilo que Deus tem para você.

Eu acho muito triste uma pessoa viver nessa vida e não aperceber o que Deus tem para ela, do projeto, mas ela tem olhos, ouvidos que são perfeitos, mas ela não consegue aperceber dos sinais espirituais. Ela só enxerga aquilo que é matéria, aquilo que está na sua frente. É muito importante termos olhos para enxergar, ouvidos para ouvir e termos um coração ou uma mente parada para percebermos aquilo que Deus tem para nós ou discernir as realidades espirituais.

Daniel era um homem muito engomadinho (Daniel 9: 1-2) e Elias era “cabra macho”. Daniel era um tipo de rapaz que você não dava nada por ele, mas enfrentou o Rei. Ele desenvolveu uma intimidade com Deus muito interessante. Eu comparo ele com Elias, porque Elias foi considerado, até por Jesus Cristo, o maior dos profetas. Ele se tornou o símbolo da voz profética pregada. E Moisés da voz profética escrita. Então sempre que se falava dos dois nomes grandes profetas: Elias, porque trouxe a profecia e Moisés que trouxe a lei.

A gente avalia as pessoas pela aparência e ela não nos diz nada. O calibre da sua fé não pode ser medido pela sua aparência. E Daniel fez um gesto que Elias não fez e eu já me perguntei várias vezes porque Elias não fez, já que ele é um símbolo da voz profética. Porque ele não apercebeu o tempo que Israel estava destinado a sofrer? O que eu quero dizer: Discirna o tempo das desolações, da sua vida. Deus te deu olhos para enxergar, ouvidos para ouvir, um coração para entender e a unção da sabedoria e eu tenho certeza que você vai entender o tempo de Deus para sua vida.

Tem gente que não discerne. “Por que você está assim? Por que as coisas não estão dando certo, porque seu casamento acabou? Não, não sei”. Entenda que nós não andamos debaixo da sentença do mundo. A igreja de Deus não aceita crises, aceitamos providência. Pode ter crises lá fora, na economia, enfim, mas essa nuvem escura não vai pairar sobre sua vida. Sua história, sua família, finanças, negócios, sobre nada que você colocar a sua mão, em nome de Jesus.

E porque eu falo isso com essa segurança? Porque o povo de Deus tem olhos para enxergar, ouvidos para ouvir e coração para discernir. E foi o que Daniel fez, ele discerniu. Realmente Israel falhou, realmente errou, tropeçou, fez algumas transgressões e ai colheram maldições. Maldições só alcançam o povo de Deus, quando este dá brechas.

Deus falou para Abraão uma coisa muita séria: quem te abençoar, será abençoado. Quem te amaldiçoar, será amaldiçoado. Só abençoe! E Daniel entendeu isso. Tem pessoas que se perguntam porque as coisas dão errado, porque não param em emprego, situação emocional. Agora pergunta como está o dízimo dele… Se ele perdoa, se não faz fofoca, calúnia com os outros. Muitas vezes o que sobrevêm as pessoas são quebras de princípios. Mergulhe na Palavra de Deus porque quando você intensifica isso, de repente, seus olhos se abrem. Escute mensagens, músicas que te edifica, tudo muda. Daniel entendeu que estava determinado. Ele entendeu a causa, o que estava por trás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *