Vá para lugares onde você é celebrado

Adote o princípio de estar em lugares onde você é celebrado, não tolerado

 

A sua autoestima e seu valor próprio são as chaves para a sua felicidade e para toda e qualquer relação próspera e duradoura. Nada pode substituí-la!  Ninguém pode preencher o vazio que foi formado em nós por ocasião de nossa infância. Valor próprio e autoestima são valores que recebemos em nossa família.

Somos resultados do amor e da aceitação que recebemos em nossa casa. Por isso, a ausência paterna ou materna é terrível, ou mesmo os desequilíbrios e patologias deles despejadas sobre as crianças. Uma criança marcada emocionalmente leva para o resto de sua vida e, provavelmente, irá multiplicar essa dor em outras pessoas, na tentativa de anestesiar.

Um das características da baixa estima ou desvalor é verificada quando transferimos nossas expectativas para outras pessoas. Quando ouvimos expressões como “você não me valoriza” ou “ você não me faz feliz” , estamos, na prática, assistindo esse cenário de transferência. Ou seja, ao invés de me valorizar, espero que os outros o façam por mim.

É certo que nos relacionamentos, temos situações de desvalor, desprezo e até depreciação. O fato é: quando alguém não lhe valoriza, você precisa saber como se posicionar. Você precisa ter a força e a coragem para confrontar e fazer ajustes quando necessário, isso para relações familiares.  Quanto às relações de trabalho ou negócios, você precisa ser capaz de adotar o princípio de estar em lugares onde você é celebrado e não tolerado.

Saia da posição da “misericórdia” e vá para a da “solução”. Não vá para os lugares que as pessoas só te toleram.  Busque estar em posições onde sua presença é necessária, onde é estabelecido por sua competência e pelas soluções que você apresenta. Relacionamentos baseados em favores têm prazos curtos demais. Já os baseados na competência tendem a crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *